A computação quântica e a inteligência artificial podem construir uma via para o Socialismo

Bruno
3 min readOct 15, 2022

--

Os progressos científicos relacionados a inteligência artificial e aprendizado de máquina avançam em progressão geométrica no mundo de hoje. Tornando-se cada vez mais paupavel um modelamento conputacional e sistematização informacional de conjuntos de dados da nossa realidade. E isso é um motivo de grande entusiasmo para os economistas que buscam a possibilidade de planificação da economia de mercado, possibilitando o processamento do conjunto de informações que o sistema de preço capitalista se encarrega hoje na economia global. Uma economia planejada, com o controle direto da classe trabalhadora, se torna cada vez mais possível com o progresso do aprendizado de máquina na computação.

Entretanto, tal conjunto de dados necessitaria de uma capacidade de processamento com velocidade e volume que a computação atual ainda não permite. Não adianta haver a possibilidade em termos de software (inteligência artificial e aprendizado de máquina) se não houver a capacidade em termos de hardware. E essa é a barreira que poderá ser rompida com o avanço da computação quântica. Computadores quânticos que já funcionam na China e nos EUA tem velocidade de processamento de um milhão de vezes mais rápida do que os computadores tradicionais. É essa capacidade de processamento de dados que uma economia planejada necessitará para substituir o sistema de preços do capitalismo.

Por um lado, o capitalismo vem servindo de estrutura para o progresso tecnológico que levará a possibilidade técnica da planificação da economia, eliminando a necessidade do capitalisno em termos econômicos. Por outro, o progresso tecnológico em geral, aumenta a automação da produção e aumenta a proporção do capital fixo sobre o capital variável, nos termos do Marx, o que significará a redução progressiva do lucro dos capitalistas quando o imperialismo não tiver mais capacidade de expandir mercados consumidores e elevar a extração de recursos naturais no planeta Terra, que é finito. Em outras palavras, o próprio avanço capitalista levará simultaneamente ao seu fracasso (crises pela redução da margem de lucro pela queda do capital variável na produção) e a possibilidade de sua superação (possibilidade da planificação da economia).

O capitalismo teve papel fundamental no desenvolvimento material da humana quando superou o feudalismo. Mas seus dias parecem estar contados, e um sistema superior a ele, o socialismo, se mostra cada vez mais inevitável na história humana. É inegável que o capitalismo trouxe progresso tecnológicos que melhoraram a vida humana, e ainda levará a novos progressos impressionantes como a computação quântica, a inteligência artificial e a engenharia genética. Porém, de nada serve a possibilidade técnica de alterar nossos genes para aumentar nossa expectativa de vida drasticamente se essa tecnologia não for acessível a população mundial. E isso evidentemente não será possível dentro do capitalismo.

Se as condições objetivas para o socialismo parecem cada vez mais perto de se realizarem no mundo, as condições subjetivas, entretanto, podem demorar mais tempo. O papel dos militantes de esquerda, sendo ou não socialistas ou comunistas, é elevar a consciência de classe da população para que a chegada ao poder da classe trabalhadora ocorra no momento de crise e revolta popular que ocorrerá com a queda elevada dos lucros no capitalismo. Sem uma classe trabalhadora consciência de seu papel na história e sem os instrumentos para impor sua vontade, de nada resultará todo o progresso tecnológico que deverá vir a ocorrer no sistema capitalista global.

--

--